sábado, 24 de setembro de 2016

Finalmente o clássico..,CHEVY OPALA 1972


Após falar de muitos carros, finalmente vou falar do meu carro atual, o CHEVROLET OPALA ESPECIAL 1972, um carro que me dá muito orgulho, toda vez que saio com ele imagino como a Cleo Pires se sentiria se saísse pelada andando no centro da cidade, todo mundo para pra olhar, de crianças a velhinhos.

No post anterior, contei que estava frequentando cada vez mais os encontros de  Opala, mergulhando cada vez mais fundo no universo opaleiro, até o momento eu estava muito feliz com meu Opala, mais já começava a cobiçar os modelos mais antigos da década de 70.
Os opalas dos anos 70 tem o desenho muito mais harmonioso que os posteriores, já que as várias reformas que o modelo sofreu ao longo dos anos foram mudando sua frente e sua traseira, sem alterar as linhas laterais, além disso nos modelos antigos, é possível observar melhor o belo perfil " garrafa de coca-cola", já que o desenho é muito mais "limpo".

Obviamente estes carros são muito mais "temperamentais" que os opala mais novos, o câmbio varetado que "encavala", é um desses problemas , além da direção sem assistência, mais ao menos sua estrutura é muito mais robusta.
Observe a seta vermelha, ela aponta um reforço estrutural que somente a 1º safra do Opala possui, este reforço foi suprimido nos modelos mais novos.

Eu já estava decidido a ter um opala dos anos 70, só assim eu teria a experiência pura do "muscle car brasileiro", mais ainda estava em dúvida quanto ao modelo, o 2 portas com sua bela silhueta cupê, ou o elegante sedan gran luxo? minhas dúvidas se desfizeram qdo eu vi este clipe:
Passei a procurar um Opala que fosse  parecido com o carro do carro do clipe e encontrei este opalão que aparece em todas as fotos deste post e que tem sido meu companheiro nestes últimos 3 anos.

No dia do encontro ele estava anunciado por 15 mil, mais tinha um problema o carro era 4 cilindros, mesmo assim fui ver o carro, por fora estava sujo e não dava pra ver o real estado da lataria, porém ao ver o interior uma coisa me chamou muito a atenção:
Alavanca do câmbio na coluna de direção!!, além disso reparem nesse interior preservado

Sempre tive curiosidade em dirigir um opala com esse sistema, sei que eles têm apenas 3 marchas, mais não sabia nada além disso, o motor 4 cilindros do Opala tem menos de 90 cavalos, mais o Opala dos anos 70 modelo simples também é bem mais leve que os outros pesando apenas 1000 kg, mais leve que um Volkswagen Fox 1.6 por exemplo.

Outra coisa que me chamou atenção foi a avaliação da revista 4 rodas na época do lançamento: "O carro é tão leve e fácil de dirigir que até uma criança poderia guiar o Opala"


Então pedi para fazer um test drive sem compromisso no carro, não tinha grandes expectativas quanto ao motor 4 cilindros, mais ansiava por testar o câmbio.


Para engatar a 1º move-se a alavanca na direção do corpo e para baixo, o volante é levíssimo, mesmo sem qualquer tipo de assistência hidráulica, ele têm um diâmetro enorme aro fino e respostas lentas, como um volante de Kombi.

Andando o carro me surpreendeu era bem mais forte do que eu imaginava, em certos momento parecia ser mais forte que o meu Diplomata, isso se deve ao câmbio, o meu 88 estava com o câmbio do 4 cilindros de 5 marchas exageradamente curtas, já este tinha o câmbio certo para o carro, de relações longas, atingia 80 km/h em 2ª marcha.

Outra coisa que impressionava era a suspensão, QUE CONFORTO! isso sim é um opala, passa pelos buracos e lombadas de forma silenciosa e macia, o conforto que faltava no meu esse tinha, é basicamente o carro mais macio que já dirigi.

Parei para ver a estrutura do carro, o assoalho está muito conservado:
O dono falou que estava se desfazendo do carro porque procurava um 6 cilindros, então ofereci o meu Diplomata na troca, lembrem que eu havia pago 7 mil no 88 menos da metade do valor deste, mais para minha surpresa o dono aceitou, e olha que tinha muita gente cercando ele no dia do evento, mais agora a jóia era minha.
1 pelo outro...

Estava me sentindo o próprio Richard Rawlings, poli o carro em cada canto até o motor que eu retirei do carro e poli até ficar um espelho:

Sem dúvida um carro espetacular

Nos encontros:

Nos passeios com a dama

E como é um carro leve da pra queimar pneu, fazer drift, tudo que o poderoso 6zão fazia este faz também, graças ao câmbio certo, basta trocar os pneus:

Na 1º oportunidade pintei as rodas de preto para combinar com o teto:



E também coloquei faróis amarelos, ficou a cara do mascote do Clube do opala de Sorocaba.

 

Ainda farei muita coisa neste carro e tudo será atualizado neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário