segunda-feira, 12 de setembro de 2016

CHEVROLET CORSA

Esta semana deixa de ser vendido no Brasil o CHEVROLET CLASSIC, também conhecido como CORSA , após MAIS DE 20 ANOS!!! de comercialização no Brasil.

É realmente muito tempo de produção hoje em dia, a ultima vez que um GM brasileiro ficou tanto tempo em produção foi o OPALA, que foi produzido por 24 anos, além disso durante esse tempo todo o carro praticamente não teve alterações profundas, somente leves atualizações. Ao contrário de outros carros como o COROLLA, que dizem que estão por aí a muito tempo, mais mantém apenas o mesmo nome, um Classic 2016 é praticamente o mesmo carro que um Corsa 1994!, quer uma prova? a maior parte das peças são intercambiáveis entre um e outro...tirou de um..serve no outro perfeitamente..pra vocês verem que eu não estou brincando:
                                               painel de um modelo 2016
painel de um modelo 1994

 Notaram que é o mesmo painel?
Inclusive com os mesmos botões (isso vai facilitar a vida  de quem for manter um corsinha antigo futuramente...) só mudou o volante devido a obrigatoriedade do Airbag imposta em 2014, que matou outros clássicos da era moderna : a KOMBI e o UNO, mais o corsinha resistiu.



corsa 1994

Realmente 1994 foi outra era, uma era sem internet por exemplo!..uma época onde o MONZA ainda era vendido, o GOL ainda era quadrado e o PALIO ainda nem existia!

Entrar num Classic 2016 zero km é uma viagem no tempo, como voltar aos anos 90, e você pode ficar tentado a achar que ele é um carro ruim, mais julgar o Classic/Corsa pelo que ele é hoje é igual julgar a Lyndsay Lohan pelo que ela é hoje..
                                                  Lindsay Lohan atualmente
                                                Lindsay nos bons tempos...

E porque eu falo isso?

veja porque na minha avaliação de um Corsa Sedan 1997.


CORSA SEDAN GL 1.6 1997


Um Corsa verde idêntico a este da foto pertence a meu avô desde zero-km, é um carro que dirigi muito e dirijo até hoje .

Ao entrar no Corsa 1997 ( o 1º modelo sedan ) voçê perceberá o porque da comparação entre as 2 Lindsays. Não que ele seja mais equipado, o GL era o modelo básico da linha sedan, o que significa que tudo nele era opcional: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, só uma coisa vinha de série: a qualidade.

Esqueça os bancos de tecido ralo e àspero do modelo 2016, ao entrar no Sedan GL você se acomodará num confortável e fofo banco de veludo e verá que as portas são revestidas com o mesmo tecido dos bancos. Não uma tirinha de tecido colada na porta como nos carros populares atuais, a porta é toda revestida e é estofada, como se fosse uma continuação dos bancos.

Você notará familiaridade com os botões, mais compará-los com o do modelo atual é como comparar uma peça paralela com uma original, tudo neste modelo antigo funciona mais suavemente e olha que ele tem 20 anos e mais de 60 mil km. Realmente meu avô roda bem pouco com o carro e pelo menos uns 15 mil fui eu que rodei.
                                      Observe como o tecido do interior do carro parece macio

ANDANDO COM O CARRINHO

O barulho do motor em funcionamento é muito suave, com os vidros fechados pouco se escuta, o câmbio é justo e exato e o volante sem direção hidráulica é duríssimo, mais o motor...

..o motor é simplesmente perfeito para o peso do carro!.Eu praticamente aprendi a dirigir neste carro e mesmo depois de ter dirigido muitos outros, bem mais potentes continuo achando que não falta força ao corsinha, também não sobra, é o motor perfeito para a proposta familiar do carro.

A unidade motriz é um 1600cc POWERTECH ,familia 1, 8 válvulas com 92 cavalos de força e 13 "kilos" de torque a 2800 rpm, a faixa de uso ideal para o trânsito urbano, com ele o carrinho atinge 180 km/h. Também existiu a versão GLS, com 16 válvulas e 102 cavalos de força, que podia atingir 200 km/h!

Que carro barato hoje em dia atinge 200 km/h?
..nenhum...

Mais não é disto que se trata este carrinho, a sua força não é pra correr e sim para aproveitar as brechas do trânsito. e dirigir calmamente, sem se preocupar em reduzir marcha. Até porque ,se você se empolgar,verá que a suspensão é excessivamente macia , e na 1º lombada ou valeta o carro vai bater o fundo no chão.

Vejo muitos destes rebaixados, não sei como fazem, pois o carro original já é baixo e geralmente após cada viagem à praia precisamos consertar o escapamento que enrosca em todas as lombadas da serra de Juquiá.

CORSA 1.0 1997

Em 2015 achei que eu precisava de um 2º carro para dividir as tarefas com meu Opala e como havia andado bastante no Corsa do meu avô, acabei comprando um pra mim, este aqui:

Dentro dele o acabamento é mais simples que o do sedan GL, se assemelhando bastante com o Classic 2016, mais ainda assim é bem melhor que o de um popular de projeto mais atual como o FOX e o CELTA, com mais tecido e menos plástico.

Ele está com filtro e escape esportivos, por isso não é tão silencioso quanto o sedan do meu avô, mais ainda assim, em marcha lenta o ruído é baixo, porém é barulhento nas reduções e acelerações.

O volante , que também não é hidráulico é bem mais leve que o do sedan, mais o motor deixa muito a desejar em relação a este, você precisa acelerar mais fundo e reduzir as marchas para manter o ritmo, a suspensão é macia como a do sedan, mais neste carro de desempenho inferior está mais adequada.

Seu motor é um 1000cc POWERTECH , família 1, 8 válvulas, com 60 cavalos de força e 8 "kilos " de torque que pode levar o carrinho a 150 km/h.

É um desempenho adequado, minhas críticas são porque eu estou muito acostumado à versão 1.6, por isso o 1.0 fica estranho, mais todos os outros motoristas que dirigiram o carro acharam o desempenho de acordo com o de um carro popular.

Resumindo, um carro confortável, barato e fácil de dirigir, ideal para ser o 1º carro de alguém. 

                                                      

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